O Instituto Veredas da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), realizou no último sábado (30/11), o Seminário Formação em Políticas Públicas para Assentamentos e Reassentamentos e Área Rural, focado no fortalecimento do diálogo interinstitucional para a partilha de práticas pedagógicas formais e comunitárias. O evento aconteceu no Parque Botânico, em Caucaia.
A programação foi aberta com a realização do painel “O Estado como indultor do desenvolvimento agrário”, com a participação do secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antônio Amorim, e da diretora do Instituto Agropólos, Delanny Alves Pinheiro.
Já no período da tarde, os participantes puderam conferir dois paineis. O primeiro, “O papel do Estado no processo de regularização fundiária”, foi aberto pelo presidente do Idace, José Wilson. Em seguida foi a vez do deputado estadual, Elmano Freitas (PT), que, detalhadamente, explicou como ocorrem os processos de regularização fundiária. O seminário foi encerrado com o painel “A Reforma Agrária e o desafio do desenvolvimento sustentável do campo”, com a participação da Coordenadora Nacional do MST, Antônia Ivoneide Melo Silva, a Neném, e do representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), José Josivaldo.