REDE ESTADUAL DE ESPORTE COMUNITÁRIO – AÇÕES REALIZADAS

As ações da Rede Estadual de Esporte Comunitário, projeto executado pelo Instituto Veredas da Cidadania, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e da Juventude, já foram iniciadas em todos os 20 núcleos contemplados pelo projeto. Jovens e adultos, entre 15 e 29 anos, já estão praticando as modalidades, como surf, futsal, futebol, basquete, lutas, ballet, recreação, handebol, zumba e voleibol.

O Projeto visa oportunizar, prioritariamente aos jovens em situação de vulnerabilidade social, atividades de esporte e cultura na perspectiva do desenvolvimento humano, promoção de modos de vida mais saudáveis, em um processo coletivo e comunitário com duração de cinco meses.

Para a Presidente do Instituto Veredas da Cidadania, Viviane Matias, o projeto tem sido sucesso e avaliado positivamente entre os participantes. “Temos orgulho de fortalecer essa ação de cidadania, levando o Projeto Rede Estadual de Esporte Comunitário a quem, assim como nós, sabe que, com mais esporte e lazer, estaremos transformando vidas, garantindo saúde, bem estar e dignidade”, comemora.

Para Darlos Albino, que faz parte do projeto no Polo Jardim do Amor, em Caucaia, tem sido uma experiência excelente. “O projeto é bastante divertido. Junto com meus amigos, participamos do futebol e nos dedicamos. A alegria toma de conta”, comemora o jovem.

Segundo Guilherme Silva, que também está no Polo Jardim do Amor, o Rede Estadual de Esporte Comunitário tira os jovens das ruas, reforçando, assim, um dos principais objetivos do projeto, que é dá oportunidades a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. “O dia é totalmente diferente quando estamos jogando bola. Diversão não falta quando estamos aqui. Só tenho a agradecer por fazer parte desse projeto”, diz Guilherme.

Ser jogador profissional é o sonho do aluno Caio, do Polo Jardim do Amor. O projeto tem sido de fundamental importância para que ele pratique futebol com orientações de um profissional. “É bom demais. O professor Valmique nos dá dicas e técnicas. Com certeza serão os melhores cinco meses”.