Seminário de apresentação de dados sobre Sementes Crioulas no Ceará 🫘

 

O projeto Mapeamento de Bancos e Casas de Sementes Crioulas do Ceará é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e pelo Instituto Agropolos do Ceará, realizado pelo Instituto Veredas da Cidadania. No seminário, realizado no último dia 15/03, foram apresentados os
Resultados técnicos do mapeamento realizado em 364 bancos e casas de sementes crioulas no nosso estado.

O projeto é uma iniciativa inédita, pois permitirá que a SDA tenha em mãos os dados e análises deste segmento, de forma concisa e georreferenciada.

O mapeamento aconteceu em todo Ceará, abrangendo todas as 14 macrorregiões de planejamento, tendo grande potencial de fortalecimento da agricultura familiar.

Com dados sistematizados de produção, gestão e perfil dos agricultores, as casas e os bancos pode favorecer que possam fornecer sementes para o programa Hora de Plantar, em consonância com a Lei de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas e Mudas (Lei nº17.179/2), estão com possibilidades de avaliação, planejamento estratégico e crescimento.

Oportunidades para guardiões e guardiãs de sementes

O mapeamento representou um marco para os povos do campo e comunidades tradicionais, reconhecendo o papel fundamental que as casas e bancos de sementes desempenharam na preservação da cultura alimentar e da biodiversidade.

Dados para fortalecer a agricultura familiar

Os resultados do mapeamento foram publicados em um livro e em uma plataforma digital interativa com geoprocessamento em Power Bi. As informações sistematizadas incluíram:

Número de casas e bancos de sementes
Tipos de comunidade e caracterização
Situação das casas e quintais produtivos
Forma de armazenamento das sementes
Principais problemas de funcionamento
Fortaleceu a agricultura familiar e a soberania alimentar.

 

O Instituto Veredas continua comprometido com o desenvolvimento da agricultura familiar no Ceará.

#sementescrioulas #agriculturafamiliar #soberaniaalimentar #desenvolvimentosustentavel #ceará