I Feira Agricultura com Arte do Município de Itaitinga

I Feira Agricultura com Arte do Município de Itaitinga

Local: Município de Itaitinga

Data: 07 e 08 de Dezembro de 2018

A economia de Itaitinga é baseada na mineração, na extração de rochas ornamentais, brita, placas para fachadas e usos diversos na construção civil; a extração de areia e argila (utilizada na fabricação de telhas, tijolos), bem como extração de rocha calcária.
No comércio varejista há supermercados, farmácias, depósitos de construção, lojas de roupas, boutiques, frigoríficos, lojas de móveis e eletrodomésticos e eletrônicos, mercadinhos, mercearias, padarias, lojas de variedades, lanchonetes e restaurantes. No segmento de serviços há salões de beleza, locadoras, oficinas mecânicas, academias, borracharias, técnicos em eletrônicos, vendedores ambulantes, costureiras e botecos.
Na agricultura destacam-se as culturas de subsistência de feijão, milho, mandioca e algodão. Na pecuária: bovino, suíno e avícola. O extrativismo vegetal também é fonte de renda e destaca-se na fabricação de carvão, extração de madeiras diversas para lenha e construção de cercas.

A realização da I Feira Agricultura com Arte de Itaitinga objetiva, através de parceria com as associações de produtores, criadores, artesãos, e outros atores, organizar e fortalecer a economia desse importante município da Região Metropolitana de Fortaleza. O evento também desmistificará  a ideia de que os investimentos do poder público em Itaitinga estão concentrados apenas no setor carcerário, fato  que incomoda a população local quando abordada sobre o tema.

Produtos

Relatório:

O relatório de execução do projeto subsidiará o poder público com informações diversas que poderão ser usadas por vários setores das políticas públicas estadual, como desenvolvimento econômico regional, emprego e renda, agricultura e pecuária, segurança alimentar e cultura, por exemplo, onde algumas decisões quanto a investimentos poderão ser apontadas para a melhoria da qualidade de vida da população cearense, em especial para a vida do povo do campo que vive da agricultura e pecuária familiar.

O mesmo contará com instrumentos utilizados para o período de mapeamento e mobilização dos atores envolvidos, registros fotográficos, cópias dos certificados de participação, e descreverá todo o processo desencadeado para a realização do projeto, da fase de mobilização até a realização dos eventos públicos listados.

O objetivo é que o mesmo seja dinâmico.  Na medida em que as ações do projeto forem acontecendo,  o relatório será alimentado e poderá passar por transformações de seu formato para que possa se adaptar às novas situações e agregar valores que possam surgir ao longo do percurso e assim não deixar que nada de enriquecedor possa passe desapercebido.