O Instituto Veredas da Cidadania foi fundado em 31 de março de 2013 em defesa de direitos socais e produtivos. Ao longo dos últimos anos tem refletido de forma coletiva, novos modos de fomentar a cidadania nos mais diversos espaços e lugares, na compreensão de que a cidadania é uma ação individual que forja no convívio, na reflexão, no diálogo de forma coletiva, desta feita é preciso ser compreendida de forma multifacetada.

A cidadania não se faz apenas com informação, mas no cultivo de novas formas de relação entre as pessoas, baseada em valores de solidariedade, justiça, empatia, integração, respeito, compromisso.

A cidadania se constrói e reconstrói cotidianamente na vida compartilhada coletivamente, por diversos percursos, esse processo não é linear, é tecido por cada indivíduo a partir de sua história de vida.

Reconhecer todos esses percursos exige uma leitura constante dos elementos que impedem a vivencia e expressão da cidadania por parte das pessoas, seus modos de vida, suas relações sociais e produtivas; o acesso à educação, saúde, cultura, esporte, lazer, moradia, trabalho e renda.

O Instituto Veredas da Cidadania tem ampliado a cada dia sua atuação no intuito de contemplar as todas as veredas capazes de favorecer e fomentar a ação cidadania de todas as pessoas da cidade e do campo. Ao longo de sua existência tem estabelecido parcerias com diversos entes públicos e privados no cumprimento de sua missão de “Contribuir para ampliar os caminhos de cultivo da cidadania e da garantia dos direitos humanos, social e produtivos na cidade e no campo no Ceará”. Para tanto, procura integrar três linhas de atuação: Esporte, Lazer e Cultura Para a Cidadania; Cidadania E Sustentabilidade e Cidadania no Campo e na Cidade.

No Esporte, Lazer e Cultura Para a Cidadania já realizou diversos projetos que visam fomentar a prática esportiva relacionada a produção de modos de vida saudável e a integração social e comunitária, dentre eles: Projeto de Escolinhas de Futebol Feminino em áreas de Assentamento; Esportes em Comunidades Tradicionais; Esporte em Cidadania; Rede Estadual de Esporte Comunitário; bem como diversos campeonatos e torneios no Estado do Ceará.

Na cidadania no campo e na cidade tem realizado diversas ações voltadas para a formação técnica e produtiva e fortalecimento socioeconômicos de comunidade na cidade e no campo, através de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, Seminários de formação, Feiras da Agricultura Familiar, Cursos e outros projetos sociais no intuito de reduzir as distancias no acesso às políticas publicas.